sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Sobre Música

Another passion!! Mas esta é mais recente. Bem recente mesmo, na verdade. Como todo mundo no mundo inteiro, sempre gostei de música. Cresci ouvindo Pet Shop Boys, Information Society, REM, House Martins, Madonna, Michael Jackson, U2, Tears for Fears, Marisa Monte, Caetano Veloso, Roberto Carlos, Noite Lustrada, Chico Buarque, Mastruz com Leite, Limão com Mel e vários outros dos quais agora não me lembro.

Ao contrário do que pode parecer, eu não cresci escolhendo ouvir essas bandas/cantores. De forma alguma. Esse leque de variedades auditivas aí em cima foi um subproduto decorrente de 8 anos de diferença de idade entre meus irmãos mais velhos e eu e de 3 anos de diferença entre minha irmã mais velha e eu. Ou seja, eles ouviam essas coisas e eu escutava por tabela.

Como filho mais novo, passei muito tempo num limbo musical sem saber se gostava de certas músicas por influência ou por que realmente gostava. Passada essa fase negra, comecei a me sentir tocado por certas músicas, o que me levou à conclusão de que eu tenho algum gosto próprio para este tipo de coisa (isso parece óbvio, mas não era uma conclusão tão fácil assim naquela época). Me apaixonei especificamente por melodias tocadas ao piano.

Aos poucos eu era tomado por um ímpeto de aprender a tocar e vivia em devaneios de como seria bom estudar música e tal. Como a casa dos meus pais era muito pequena para comportar um piano, decidi aprender a tocar violão. Aprendido. Assim, na verdade toco apenas o suficiente para divertir uma roda de amigos por alguns minutos e nada mais.

Alguns anos depois, finalmente entrei na escola Viva Música Viva para dar vazão a uma paixão por tanto tempo reprimida: tocar piano (caraca, piegas hein?).

Anyway, hoje continuo apredendo a tocar esses dois instrumentos e sou bem feliz com os dois. Considerações mais específicas ficam para outros posts.

Ah, quase esqueci! Adoraria dizer que sei tocar piano e violão, mas depois que descobri que o domínio adequado de um instrumento musical só ocorre depois de 16 - é isso mesmo 16 - anos de estudos com 8 - é isso mesmo 8 - horas por dia de prática e teoria, decidi ficar quietinho e só dizer que estou aprendendo... Eternamente aprendendo.

Falou.

Um comentário:

Raquel disse...

Enquanto tentávamos solucionar o problema da fonte dessa postagem, eu via os números 16 e 8 e não fazia ideia do que se tratava. Agora que sei, tô bege. ;o)Dezesseis anos de oito horas de estudo diárias?! Caraca!