quinta-feira, 15 de julho de 2010

Dream Bike: Factor 001


O que aconteceria se engenheiros de carros de Fórmula 1 projetassem uma bicicleta? Provavelmente o resultado seria algo como a Factor 001. Olha que pintura:




Segundo o site www.extravaganzi.com ela pesa 7,4 kg. A julgar pela tecnologia existente, pode ficar bemmmmmm... mais leve. Ficou interessante a idéia de se colocar freios a disco numa Road Bike. Não é uma idéia viável no meio competitivo do ciclismo de estrada e tampouco o conceito é utilizado na prática, salvo para algumas bicicletas de Ciclocross (mistura de Road Bike com Mountain Bike).

Mas, para uma bike conceito, ficou bacana.

O que há de mais high tech nela é um computador integrado à estrutura do guidão/mesa que forneceria dados sobre o desempenho do atleta. O design do quadro também parece inovador, especialmente a parte traseira, com o tubo do selim invadido pela roda. O material empregado - carbono - e a idéia de um canote integrado também já são conhecidos, mas a forma de projetar e o modo de construção desses componentes provavelmente farão diferença no comportamento da bike, uma vez que foram empregadas as mesmas técnicas utilizadas para projetar componentes destinados à Fórmula 1.

Só vão produzir, segundo o site, 100 unidades. Item de colecionador...

Dream Bike number 1!

Falou.

Nenhum comentário: