sexta-feira, 8 de abril de 2011

Quando o ser humano faz a diferença.



Hoje fui a uma central da COELCE (concessionária responsável por distribuir energia elétrica aqui no Ceará) para mudar a titularidade da conta de luz do apartamento onde moro. Confesso que não estava de muito bom humor para fazer isso, mas tinha que fazer.

Quando cheguei, fui abordado por uma moça que cuida das senhas e que me perguntou qual seria o serviço. Eu respondi. Ela questionou se eu tinha "xerox" (ou seja, cópia) do meu CPF e RG. Eu disse que não e saí de lá atrás de uma papelaria. Voltei, e comecei a ser atendido por uma moça que me disse que havia uma conta pendente e que, para modificar o titular da conta, necessário seria pagar a mesma.

Ok. Foi exatamente a conta que eu perdi. Ela expediu uma segunda via e eu fui lá pagar a tal conta. Retornando, fui encaminhado para outra moça, de nome Daniele, que me atendeu efetivamente para o fim a que se destinava minha visita àquela empresa.

- Bom dia!
- Bom dia.
- Em posso ajudá-lo?
- Vim mudar o titular da minha conta...
- Ok.

Daí ela iniciou seus procedimentos computacionais e, concomitante, começou a puxar conversa perguntando sobre meu nome. Disse que havia atendido uma pessoa chamada Mardem certa vez e que ele fez questão de repetir 47 vezes que o nome dele terminava com "m", pedindo inclusive para checar no computador se a moça tinha digitado de forma correta. O motivo? Todo mundo achava que o nome dele terminava com "n". Achei curiosa a história, pois comigo é o contrário: todo mundo acha que meu nome termina com "m".

Acabou se instalando um diálogo do tipo "miolo-de-pote" bastante agradável. Ela contou como era difícil atender certas pessoas. Eu concordei e dei alguns exemplos, pois trabalho, dentre outras coisas, com atendimento na Justiça Federal etc.

Mesmo estando ligeiramente apressado, a situação em nada me incomodou. A moça foi a todo momento atenciosa e prestativa. Não foi incoveniente e resolveu sem maiores questionamentos o meu problema.

Simples, direto e eficiente. E com um plus: presença. Foi o que percebi dela. Ela estava ali totalmente inteira no seu trabalho que consistia não só em solucionar a parte burocrática do meu problema, mas também em fazer o cliente sentir-se bem. E ela foi bem sucedida.

Saí de lá satisfeito e feliz. Foi bem legal ver que existem pessoas que respeitam a necessidade alheia e que fazem bem o seu trabalho. Parabéns à COELCE pela contratação. E parabéns à Daniele pela disposição.

Falou.

Nenhum comentário: