sábado, 3 de novembro de 2012

Felicidade




Haverá um dia em que você não haverá de ser feliz,
Sentirá o ar sem se mexer,
Sem desejar como antes sempre quis,
Você vai rir... sem perceber,
Felicidade é só questão de ser,
Quando chover... deixar molhar...
Pra receber o sol quando voltar.
Lembrará os dias que você deixou passar sem ver a luz,
Se chorar, chorar é vão,
Porque os dias vão pra nunca mais...

(Refrão 2x)
Melhor viver meu bem,
Pois há um lugar em que o sol brilha pra você,
Chorar, sorrir também e depois dançar na chuva
Quando a chuva vem.

Tem vez que as coisas pesam mais
Do que a gente acha que pode aguentar,
Nessa hora fique firme pois tudo isso logo vai passar,
Você vai rir... sem perceber...
Felicidade é só questão de ser,
Quando chover... deixar molhar...
Pra receber o sol quando voltar.

(Refrão)
Melhor viver meu bem,
Pois há um lugar em que o sol brilha pra você,
Chorar, sorrir também e depois dançar na chuva
Quando a chuva vem.

Melhor viver meu bem,
Pois há um lugar em que o sol brilha pra você,
Chorar, sorrir também e dançar,
Dançar na chuva quando a chuva vem.
Dançar na chuva quando a chuva vem.
Dançar na chuva quando a chuva,
Dançar na chuva quando a chuva vem.

Marcelo Jeneci

Essa música poderia muito bem se chamar "Carpe Diem". Seu significado, como um todo, inclusive, está contido nessa expressão. Aproveite o dia, o momento, viva o agora, enfim... A mensagem é simples, eficaz e muito, muito pouco compreendida por todo mundo.

Esse "carpe diem" pode ter como fundamento e pressuposto o seguinte verso: "Felicidade é só questão de ser". E o que é necessário para "ser"? Nada. Por incrível que pareça, já passados alguns anos em que penso nessa questão, a melhor resposta que encontrei para tal pergunta foi essa: nada. 

Eu explico...

Todos nós somos. Ponto final. Verbo intransitivo mesmo ou transitivo ao infinito, se assim preferirem.... Nosso ser está diretamente relacionado à nossa essência e esta nos é intrínseca, irremovível e imutável. Em outras palavras: não dá para  mudar o que somos. Lembrei agora que sempre ouvi as pessoas usando essa frase ("não dá para mudar o que somos") para ressaltar aos que erram que eles não seriam capazes de mudar e que errariam de novo... Bullshit... Se você erra e aprende, pronto! Não erra de novo... 

Bom, mas o que quero dizer é que aquilo que nos é essencial, que está arraigado ao nosso ser e que faz de nós o que somos não pode ser mudado. Talvez possamos mudar o modo como expressamos aquilo que somos, mas mudar a essência propriamente dita, isso não dá. O que acontece com nós, seres humanos, é que obscurecemos nosso ser através das infinitas identificações que teimamos em agregar a nós mesmos... 

Todo ser humano é. Ponto final. Essa máxima passa a ser distorcida quando começamos a deixar a mente tomar conta do que somos para nos transformar naquilo que queremos ser. Aliás, transformar não; tentar transformar... Aí a confusão é grande. É por isso que digo que, para sermos, basta que façamos nada, ou seja, basta que deixemos de dar ouvidos e de nos submeter aos caprichos do ego e passemos a escutar mais o que nossa essência nos diz, deixando que ela nos conduza pelo melhor caminho. E não me refiro aqui a caminho certo ou caminho errado. Certo e errado são noções relativas que variam muito de acordo com a situação de vida que se está passando. O melhor para nós, não poucas vezes, é algo que, aos olhos de todos, parece errado e é por isso que rotular nossas atitudes, qualificando-as como certas ou erradas, pode nos retirar exatamente o aprendizado que tanto precisamos.

E qual o melhor caminho? Não se pode saber até que se passe por ele... O caminho só existe quando você passa. Já falei isso aqui em outro post. E é mesmo. E essa decisão só pode ser tomada no único momento que efetivamente existe em nossa realidade: o momento presente.

"Melhor viver meu bem,  pois há um lugar em que o sol brilha pra você,  chorar, sorrir também e depois dançar na chuva, quando a chuva vem." É isso. Viva o momento, decida o que tiver de decidir quando essa hora chegar. Nem antes nem depois. Chore, sorria e dance na chuva, quando a chuva vem... Mas só aí, nem antes nem depois... Chore, sorria e dance apenas "Quando a chuva vem", ou seja, apenas quando tiver de chorar, sorrir ou dançar... Esse é o verso que nos diz para esquecer o passado e o futuro e  nos concentrarmos só no presente. 

A chuva foi ontem? Passou... A chuva vem amanhã? Quem sabe... Está chovendo? Ahhh... Agora sim... E aí? O que fazer? Tomar banho de chuva, dançar na chuva, encolher-se embaixo do lençol, abraçar quem ama para se aquecer, beber a agua que cai do céu, pegar uma folha e fazê-la de barquinho na corrente que passa pela calçada, andar de bicicleta e passar por uma poça d´água, brincar de pega-pega, tomar banho de mar enquanto chove, ficar na janela só admirando, torcer para que ela demore a passar... enfim... As possibilidades são infinitas, mas todas só existem de verdade quando o momento acontece, quando "a chuva" cai.

Vivendo nesse momento, no agora, experienciamos a leveza de simplesmente ser. E é fantástico. É aí que encontramos o lugar em que o sol brilha para nós. É. Esse lugar não é um local onde chegaremos após percorrer uma certa distância física. Não senhor. Esse lugar está dentro de nós e já existe agora. Basta que o encontremos ou simplesmente o deixemos se mostrar. Simples assim. Aliás, mais ou menos simples. Temos de percorrer uma certa distância moral e espiritual para encontrar esse lugar... Isso pode não ser tão simples. Mas a existência desse lugar, isso sim é simples. Está aí para todo mundo ver.

Acho que a letra expressa isso... É uma letra alegre mesmo, uma vez que se compreenda seu significado e seu alcance. O título da música está muito bem aplicado. A fórmula da Felicidade está mais ou menos descrita nos versos. A melodia, por outro lado, denota um sentimento um tanto quanto diferente.


Perguntei à Garota Z, que tem uma percepção musical boa, o que essa música lhe passava, o que a melodia lhe dizia... Ela respondeu que lhe vinha uma sensação de nostalgia. Concordei de imediato. Também é o que a música me passa.

É interessante uma música que fala sobre felicidade transmitir com sua melodia a sensação de nostalgia. Nostalgia não é necessariamente algo ruim. O que entendo por nostalgia é que ela representa uma saudade do que passou, do que ainda não veio ou do que ainda está por vir... Meio Renato Russo isso que eu disse, mas é mais ou menos por aí mesmo. É muito bacana ver a relação disso com a música. Vejo duas funções: abrir o lado emocional de quem escuta para que a letra tenha maior alcance (num primeiro momento, naturalmente se dá mais atenção à melodia do que à letra de uma música); e despertar no ouvinte a vontade de ter a felicidade expressada na música, sentindo inclusive saudade dela, o que, no caso, é até fácil, pois todo mundo teve momentos felizes alguma vez na vida... Trazendo à memória esse tipo de sentimento/recordação, a letra passa a ter uma porta de entrada mais ampla para seu significado, atingindo, quase sem defesas, o emocional de quem a escuta.

Linda. Simplesmente linda. Letra e melodia.
 
Marcelo Jeneci vai fazer um show aqui em Fortaleza no dia 10 de novembro. Uma grande amiga minha, que é fã dele, me chamou para ir a esse show e eu disse: Marcelo Jeneci? Quem é esse? Nunca ouvi falar... E falei isso com um certo ar de "nãaaaaa... programa de menina, mó paia, bla, bla, bla..." Pois é. Quebrei a cara. O F...da P... fez uma música fantástica e deve ter muitas outras mais. Só não virei fã porque só ouvi essa. Mas a Sarah falou que ia conseguir para mim o álbum do dito cujo.


Há mais o que escrever sobre essa música, mas isso foi o que me veio logo de cara. Qualquer dia falo sobre o resto... Ou não...

É isso.

Falou.

Post alterado... Mas apenas o adaptei à realidade do momento em que foi escrito.





Nenhum comentário: