segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Nada é impossível.


É a segunda vez que isso me acontece e não sei porque ainda me espanto... Eu toco piano, já falei isso por aqui em algum lugar. Outro dia, estava eu feliz da vida por ter conseguido todas as partituras das músicas de Yann Tiersen, em especial a de uma música que acho particularmente muito bonita, pra não dizer perfeita.

A música chama-se Comptine d´un autre été: La Démarche. Cheguei em casa e, sem nem trocar de roupa, sentei-me ao piano, abri o arquivo da partitura no meu notebook, coloquei-o em cima do referido instrumento (estava excitadíssimo!) e me pus a ler o primeiro compasso da primeira linha.

Pronto! Dá pra tocar! Quando prostrei minhas mãos sobre as teclas e iniciei a melodia.... decepção foda... :( ... P... Q... P... que porra de música escrota!! É impossível tocar esse troço!!

Desliguei o computador triste e esqueci do acontecido. Alguns dias depois, recuperado da decepção, comecei a procurar por essa música no Youtube e vi que algumas pessoas sabiam tocá-la, inclusive uma abençoada criatura que decidiu tocá-la mais lenta em formato de tutorial!!

Eu disse: "É agora!". Vi o vídeo várias vezes, pausei, vi as notas tocadas, comparei com a partitura (apenas uma nota na partitura foi "dispensada" pelo pianista, mas ela não parecia relevante para a melodia) e comecei a treinar.

A boa notícia é que, hoje em dia, consigo tocar os primeios compassos da música (a primeira frase, na verdade) de forma que ela se torna aos poucos reconhecível.

E é isso. Nada é impossível. Já tinha vivido a mesma experiência com outra música do Yann Tiersen. Chama-se Mother´s Journey. Mas, mesmo havendo tal repetição, ainda fiquei demasiado contente com essa pequena vitória.

O vídeo, quando conseguir tocar a bendita toda ou em parte, vai pro Facebook.

Falou.

Nenhum comentário: