sexta-feira, 10 de julho de 2015

Projeção


Aprendi o significado psicológico desta palavra há alguns anos atrás e fiquei chocado o quanto o mundo vive em função disso e o quanto eu mesmo vivia/vivo em função disso.

O que é? De forma simples, é quando você vê em alguém algo que é mais seu do que da pessoa observada. Você, observador, projeta (geralmente de forma inconsciente) na pessoa observada algo que você sabe que tem em si, mas que não necessariamente é uma característica de quem é observado...

Complicado? Deixa eu ver se dou um exemplo... É mais ou menos assim: uma pessoa Beta possui uma característica X. Essa característica X é, para a pessoa Beta que a possui, algo não agradável (talvez um defeito). Por ser algo que não agrada, Beta não gosta de tal característica e tenta omiti-la de seu comportamento (isso não é reprovável... às vezes é até recomendável). 

Ainda sobre a característica X, para instrumentar nosso exemplo, vamos considerar que, quando esta se manifesta em Beta, o faz através de um olhar, de um jeito de falar, de um posicionamento de corpo, de um trejeito qualquer, fazendo com que a característica X, em Beta, possua um modo de operar próprio.

E a projeção? 

Suponha que Beta esteja passeando na rua e vê uma pessoa Gama com um olhar igual ao de quando a característica X se manifesta nela, em Beta. Beta, se for alguém comum, não trabalhado, não consciente, tenderá a achar (e muitas vezes ter certeza) de que a pessoa Gama também tem a característica X, baseada unicamente no fato de que o mesmo olhar está ali presente.

Mas Beta não tem como saber se Gama tem tal característica, especialmente porque a pessoa Beta está se baseando unicamente num olhar, elemento este que pode ser a manifestação de várias características (Y, Z, K etc, ou mesmo a X). O fato é que Beta não tem como saber se Gama possui tal característica ou não.

E qual o problema? O problema é que Beta, além de tender a enxergar tal característica em Gama, tenderá também a não gostar de Gama, julgando tal pessoa de forma temerária e apressada. Por que não gostar? Porque Beta não gosta da característica X em si própria.

O mesmo raciocínio vale para características que gostamos em nós mesmos. Se a projetamos em alguém, temos tendência a enxergar nela alguém para se gostar etc.

No fim das contas ninguém conhece ninguém de forma absoluta e 90% dos julgamentos que as pessoas fazem umas das outras estão equivocados ou dizem respeito meramente a uma projeção de A sobre B.

Por que esse post? Porque passei por isso ontem. Fiz uma projeção (absolutamente inconsciente e isso é o que mais me assusta) e fui vítima da projeção dos outros.

Como assim absolutamente inconsciente? É que foi tão inconsciente que acabei manifestando na fala emoções que não correspondiam a nada do que eu verdadeiramente estava sentindo. Em suma, eu estava mega tranquilo conversando numa discussão extremamente interessante e instigante, mas quem me viu na discussão talvez tenha achado que eu estava exaltado... 

Palavras da Bzinha...

E a vida continua.

 


Nenhum comentário: