segunda-feira, 12 de julho de 2010

Música de Câmara



Já contei que faço parte do grupo de Música de Câmara da escola Viva Música Viva? Como não lembro, fica dito que o componho. Atualmente estamos ensaiando GreensLeaves, uma música medieval de autoria desconhecida. Nessa música especificamente temos um piano (eu), um órgão com som de harpa (fulano) e uma flauta (fulana). Depois pergunto se posso colocar o nome deles e aí escrevo aqui.

Mas esse post não é para falar do grupo ou das músicas que ensaiamos. Esse post é para dizer que eu não tenho a mínima idéia do que é música de câmara!! Isso é um absurdo! E olha que eu estou gostando do estilo! Já tentei descobrir o que é e até agora nada...

Bom, ontem estávamos eu e a Garota Elíptica na Livraria Cultura passando um tempo, quando ela vira pra mim e diz: "tu viu o que tem ali naquela prateleira?". Ao olhar, minhas entranhas se reviraram de emoção, meus lábios ressecaram, meus olhos marejaram, meus pelos eriçaram... Rs. Que p... exagero, hein! Tô brincando. Mas qual não foi minha surpresa ao me deparar com um livro enorme, com mais ou menos 8 ou 9 cm de espessura, no qual estava escrito Manual da Música de Câmara.

Eu pensei: "caramba, é agora que tiro minha dúvida". Abri o livro ansioso por achar um conceito ou definição e logo nas primeiras páginas encontro: "a música de câmara é .... bla, bla, bla, bla, bla, ble, ble, ble " ponto final... Não entendi nada. O cara falou um monte e não disse nada... Ou eu não estava com paciência o suficiente para tentar entender, mas o fato é que fechei o livro com mais dúvidas do que tinha quando o abri.

Só o que compreendi é que a música de câmara é apenas instrumental; que necessita de no mínimo 2 e no máximo 10 instrumentos tocando; e que um piano tocando sozinho não configura música de câmara... Hein!? É, ele só mencionou o piano nessa parte. Fiquei contrariado, mas tudo bem. Um dia escrevo o MEU Manual da Música de Câmara! E vai ser só para piano!! Rs.... Brincadeira... ou não.

Falou.

Um comentário:

Raquel disse...

E anexas viriam tuas composições em partitura!